O Papel da Informação nas relações de canais de distribuição: a estratégia da relevância.

O Papel da Informação nas relações de canais de distribuição: a estratégia da relevância.

O artigo destaca o papel da informação nos canais de distribuição e faz uma discussão sobre como a troca de informações (um fluxo de mão dupla) pode ser importante tanto para os fabricantes de produtos agropecuários quanto para as revendas e para o próprio consumidor final, o produtor.

Leia mais
Profissionalizar a família e familiarizar os profissionais

Profissionalizar a família e familiarizar os profissionais

O artigo apresenta os benefícios que um gestor de mercado promove na gestão de uma empresa familiar e de que forma a cultura da empresa familiar pode afetar no desempenho desse profissional.

Leia mais
Por que não compartilhar a estrutura logística na Distribuição de Insumos?

Por que não compartilhar a estrutura logística na Distribuição de Insumos?

Por que distribuidores de insumos não compartilham a estrutura logística dos negócios? Visto que em outros setores tal prática já é bastante disseminada e proporciona maior eficiência nas operações de distribuição, porque não aplicar na distribuição de insumos. Custos compartilhados de manutenção, segurança e infraestrutura são alguns dos fatores que pesam para a adoção dessa estratégia.

Leia mais
Novos Títulos de Crédito do Agronegócio

Novos Títulos de Crédito do Agronegócio

No setor agropecuário, além da Cédula do Produtor Rural (CPR) existem diversos outros títulos que poderiam ser utilizados para a captação de recursos. Este texto aborda a possibilidade de utilização destes com foco no Certificado de Deposito de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA), como alternativa rentável, mas ainda pouco explorada.

Leia mais
Luciano Thomé no programa "Profissionais de Vendas"

Luciano Thomé no programa "Profissionais de Vendas"

O programa "Profissionais de Vendas" recebe Luciano Thomé, Professor da FEA-USP em Ribeirão Preto, sócio-consultor da empresa Markestrat e atua em projetos de distribuição e vendas.

Leia mais
Relação Distribuidor-Fabricante de Insumos: Dependência ou Interdependência?

Relação Distribuidor-Fabricante de Insumos: Dependência ou Interdependência?

Nesse artigo tratamos sobre as vantagens e desvantagens em relação ao grau de dependência entre o distribuidor e o fabricante de insumos.

Leia mais
Como fazer as ideias e planos do agrodistribuidor acontecer ?? conceitos básicos de gestão por projetos (parte II)

Como fazer as ideias e planos do agrodistribuidor acontecer ?? conceitos básicos de gestão por projetos (parte II)

No presente artigo, continuação que aborda conceitos básicos de gestão de projetos, será explicitada a importância da comunicação nas etapas de um projeto. As etapas de concepção, planejamento, execução, controle e acompanhamento e fechamento, se amarram e estão estruturadas pela comunicação entre os indivíduos e setores que devem conduzir o projeto. Tal comunicação é fundamental para que se conheça a fundo o projeto e que assim, possam ser previstos com exatidão os processos futuros que podem demandar mais atenção ou adequação.

Leia mais
Distribuidores e Cooperativas: Análises e Impressões (Parte 3)

Distribuidores e Cooperativas: Análises e Impressões (Parte 3)

Tratamos nesse e nos próximos artigos sobre revendas e cooperativas, aspectos ligados às estratégias, atuação, concorrência desses importantes agentes da distribuição de insumos.

Leia mais
Distribuidores e Cooperativas: Análises e Impressões (Parte 2)

Distribuidores e Cooperativas: Análises e Impressões (Parte 2)

Tratamos nesse 2° artigo sobre revendas e cooperativas, aspectos ligados às estratégias, atuação, concorrência desses importantes agentes da distribuição de insumos.

Leia mais
Distribuidores e Cooperativas: Análises e Impressões (Parte 1)

Distribuidores e Cooperativas: Análises e Impressões (Parte 1)

Tratamos nesse e nos próximos artigos sobre revendas e cooperativas, aspectos ligados às estratégias, atuação, concorrência desses importantes agentes da distribuição de insumos.

Leia mais