Desafios para a Continuidade do Desenvolvimento das Cooperativas

Matheus Cônsoli, Matheus Marino e Camila Guimaraes abordam vários fatores que ajudam a explicar o desenvolvimento e a crescente relevância das cooperativas no negócio de insumos e nas cadeias agroindustriais

Abordamos em artigos anteriores vários fatores que ajudam a explicar o desenvolvimento e a crescente relevância das cooperativas no negócio de insumos e nas cadeias agroindustriais. Entretanto, apesar do desenvolvimento e posição favorável dessas organizações, existem desafios importantes a serem superados.

A maior complexidade nos negócios, a volatilidade dos mercados, a restrição de recursos e crédito, as mudanças econômicas e sociais – principalmente no cenário rural e mudanças de geração, a qualidade da mão de obra, a concorrência com outras empresas, como revendas na distribuição e agroindústrias com produtos processados demandam novos patamares de estratégia e desafios estruturais, financeiros, operacionais e de gestão, sem contar o próprio sistema e a cultura cooperativista como um todo.

Assim, destacamos alguns desses desafios, tais como:

  • Necessidade de alavancar crédito e desenvolver novos mecanismos financeiros, para atender a crescente demanda dos produtores e restrita oferta de crédito no mercado.
  • Aumento da concorrência no setor de insumos, principalmente com a consolidação do setor de revendas, maior atuação e entrada das tradings nesses negócios e formação de pools de compras em algumas regiões.
  • Desenvolvimento de equipes capacitadas e multidisciplinares, capazes de oferecer e trabalhar com uma gama maior de produtos e soluções das cooperativas.
  • Possível consolidação de cooperativas, com mudanças e reestruturação do sistema cooperativista para atrair novos cooperados e gestores.
  • Profissionalização da gestão, para gerenciar, desenvolver e implementar estratégias mais complexas e robustas.
  • Desenvolvimento de lideranças e necessidade de reforçar e espirito cooperativista em um ambiente de negócios mais individualista do ponto de vista dos produtores.

Assim, destacamos que esses não são os únicos desafios a serem enfrentados e superados pelas cooperativas para manter seu desenvolvimento, mas são temas relevantes que devem ser reconhecidos e atacados pelos gestores dessas organizações.

Nos próximos artigos trataremos de cada um desses temas abordando alguns pontos de vista e considerações. Bom trabalho a todos.

Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.org

Matheus Kfouri Marino ?? Especialista em gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor pela em Administração pela FEA/USP em 2005. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar em 2001. Engenheiro Agrônomo na FCAV ?? UNESP. Foi pesquisador e professor do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) de 1997 a 2008. Foi professor nos MBA??s da FIA e FUNDACE. Atualmente é professor da FGV-EESP e coordenador acadêmico dos MBA??s em agronegócios da FGV.
Email: mmarino@markestrat.org

Camila de Oliveira Guimarães - Especialista em marketing, estratégia de marca, pesquisa e inteligência de mercado, com experiência profissional em importantes players do mercado.
Background acadêmico em Comunicação, com mestrado internacional na Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris) em Cultural Studies.
Email: cguimaraes@markestrat.org