Já há alguns anos temos discutido com distribuidores de insumos a necessidade de identificar necessidades de melhorias gerenciais e desenvolver programas de capacitação específicos para o negócio de distribuição de insumos, orientados para os processos decisórios e gerenciais adequados para a realidade do setor.
Já há alguns anos temos discutido com distribuidores de insumos a necessidade de identificar necessidades de melhorias gerenciais e desenvolver programas de capacitação específicos para o negócio de distribuição de insumos, orientados para os processos decisórios e gerenciais adequados para a realidade do setor.
Em geral, proprietários, gestores e colaboradores das empresas de distribuição de insumos tem recebido apoio gerencial por meio de consultorias, na maioria das vezes com programas de relacionamento com fornecedores, que de fato foram um dos impulsionadores da profissionalização e melhoria do processo de gestão em centenas de distribuidores pelo Brasil.
Ademais, boa parte dos treinamentos aos quais a distribuição participa, ou são oferecidos pelos fornecedores ou são programas gerais em cursos abertos disponibilizados por diferentes instituições. Muitos desses são de excelente qualidade e tem ajudado a distribuição de insumos a se desenvolver. Entretanto, nem sempre esses programas são customizados e orientados para os problemas gerenciais específicos da distribuição de insumos.
Desse modo, é importante que os gestores identifiquem suas necessidades gerenciais e processos onde o próprio gestor e/ou sua equipe necessitem desenvolver habilidades e competências especificas para o negócio. Isso envolve a implementação de boas práticas de gestão de pessoas, avaliação de desempenho e identificação de necessidades de capacitação, bem como uma reflexão individual dos gestores de distribuição quanto às áreas ou dificuldades gerenciais que necessitem de melhorias em seu negócio. Alinhado com essas questões, uma iniciativa pioneira da ANDAV deu origem à Universidade Corporativa ANDAV, resultado de uma parceria entre o Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia - Markestrat, com o apoio Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia ? FUNDACE, sendo destinada a atender as necessidades de um amplo conjunto de profissionais, proprietários ou colaboradores de distribuidoras de insumos que buscam melhorar seus conceitos em técnicas de gestão, como forma de melhorar a competitividade das suas empresas. Aconteceu no dia 18 de Março/2011 o primeiro núcleo da Uniandav com distribuidores na região de Sorriso-MT, que com apoio da CEARPA, organizou e viabilizou a primeira turma de Gestores do Futuro, que discutirão temas como:
- Desafios do Agronegócio Brasileiro e o Papel dos Distribuidores de Insumo
- Modelos de Gestão dos Distribuidores de Insumos
- Ferramentas de Gestão Financeira e de Custos dos Distribuidores de Insumo
- Mapeamento e Oportunidades de Gestão Competitiva dos Custos do Produtor (Custos Agrícolas)
- Técnicas de Negociação para os Distribuidores de Insumos
- Alternativas e Técnicas de Gestão de Crédito, Instrumentos de Garantias
- Técnicas de Gestão do Relacionamento com o Cliente e construção de Indicadores
- Técnicas de Gestão da Força de Vendas
Além desses temas, no caso selecionados pelos distribuidores do núcleo Sorriso-MT, os módulos e demais temáticas de interesse em novos núcleos poderão ser demandados e customizados, adequando-se assim o conteúdo do curso às necessidades das empresas e à realidade local de cada região.
Assim, esperamos que a atuação da Uniandav expanda para outras regiões e que novos núcleos sejam organizados por grupos de distribuidores nas diversas áreas de produção do Brasil, apoiando o desenvolvimento gerencial e capacitação de proprietários, gestores, colaboradores e demais interessados em entender e aprimorar a gestão do negócio de distribuição, por meio da formação de gestores do futuro.
Acesse o site www.andav.com.br e acesse o link UNIANDAV. No site será possível conferir mais detalhes, como o calendário do curso, consultar o conteúdo de todos os módulos, participar de pesquisas, registrar sugestões de melhorias e expor novas ideias.
Bom trabalho e sucesso a todos!
Em geral, proprietários, gestores e colaboradores das empresas de distribuição de insumos tem recebido apoio gerencial por meio de consultorias, na maioria das vezes com programas de relacionamento com fornecedores, que de fato foram um dos impulsionadores da profissionalização e melhoria do processo de gestão em centenas de distribuidores pelo Brasil.
Ademais, boa parte dos treinamentos aos quais a distribuição participa, ou são oferecidos pelos fornecedores ou são programas gerais em cursos abertos disponibilizados por diferentes instituições. Muitos desses são de excelente qualidade e tem ajudado a distribuição de insumos a se desenvolver. Entretanto, nem sempre esses programas são customizados e orientados para os problemas gerenciais específicos da distribuição de insumos.
Desse modo, é importante que os gestores identifiquem suas necessidades gerenciais e processos onde o próprio gestor e/ou sua equipe necessitem desenvolver habilidades e competências especificas para o negócio. Isso envolve a implementação de boas práticas de gestão de pessoas, avaliação de desempenho e identificação de necessidades de capacitação, bem como uma reflexão individual dos gestores de distribuição quanto às áreas ou dificuldades gerenciais que necessitem de melhorias em seu negócio. Alinhado com essas questões, uma iniciativa pioneira da ANDAV deu origem à Universidade Corporativa ANDAV, resultado de uma parceria entre o Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia - Markestrat, com o apoio Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia ? FUNDACE, sendo destinada a atender as necessidades de um amplo conjunto de profissionais, proprietários ou colaboradores de distribuidoras de insumos que buscam melhorar seus conceitos em técnicas de gestão, como forma de melhorar a competitividade das suas empresas. Aconteceu no dia 18 de Março/2011 o primeiro núcleo da Uniandav com distribuidores na região de Sorriso-MT, que com apoio da CEARPA, organizou e viabilizou a primeira turma de Gestores do Futuro, que discutirão temas como:
- Desafios do Agronegócio Brasileiro e o Papel dos Distribuidores de Insumo
- Modelos de Gestão dos Distribuidores de Insumos
- Ferramentas de Gestão Financeira e de Custos dos Distribuidores de Insumo
- Mapeamento e Oportunidades de Gestão Competitiva dos Custos do Produtor (Custos Agrícolas)
- Técnicas de Negociação para os Distribuidores de Insumos
- Alternativas e Técnicas de Gestão de Crédito, Instrumentos de Garantias
- Técnicas de Gestão do Relacionamento com o Cliente e construção de Indicadores
- Técnicas de Gestão da Força de Vendas
Além desses temas, no caso selecionados pelos distribuidores do núcleo Sorriso-MT, os módulos e demais temáticas de interesse em novos núcleos poderão ser demandados e customizados, adequando-se assim o conteúdo do curso às necessidades das empresas e à realidade local de cada região.
Assim, esperamos que a atuação da Uniandav expanda para outras regiões e que novos núcleos sejam organizados por grupos de distribuidores nas diversas áreas de produção do Brasil, apoiando o desenvolvimento gerencial e capacitação de proprietários, gestores, colaboradores e demais interessados em entender e aprimorar a gestão do negócio de distribuição, por meio da formação de gestores do futuro.
Acesse o site www.andav.com.br e acesse o link UNIANDAV. No site será possível conferir mais detalhes, como o calendário do curso, consultar o conteúdo de todos os módulos, participar de pesquisas, registrar sugestões de melhorias e expor novas ideias.
Bom trabalho e sucesso a todos!