Julia Cavalheri Tittoto lança o artigo ??A Indecisão das Lideranças é uma das Maiores Ameaças à Competitividade das Empresas?? e fala um pouco mais sobre as tomadas de decisões no universo corporativo.
https://deskgram.net/explore/tags/decisoescertas
Tomar decisões e assumir riscos são responsabilidades indispensáveis a função de líder. Nos atendimentos de Coaching com Líderes e Consultoria em Empresas, tenho observado que as lideranças têm muita dificuldade e demoram para tomar decisões, gerando desgastes e estresse.
Isso se aplica tanto para decisões mais simples, como por exemplo contração/demissão de colaboradores, como para decisões mais estratégicas que impactam na manutenção da competitividade da empresa no mercado, como por exemplo trazer inovações e novas soluções para a empresa, expandir a área de atuação, etc.
Fazem reuniões longas para discutir ideias e projetos, fazem mais de uma reunião para discutirem o mesmo assunto, mas não escolhem uma direção e nem tomam atitudes. Me parece que as lideranças esperam “alguém” dizer “Vai por este caminho que é seguro” ou “vai por ali que é certeza que vai dar certo”. Me desculpem se eu parecer grosseira agora, mas sabe quando esse momento vai chegar? É quase certeza que NUNCA!
É difícil falarmos em CERTEZA e SEGURANÇA nos dias de hoje. Não temos certeza, nem SEGURANÇA de nada no mundo dos negócios. As transformações demográficas e tecnológicas têm mudado a maneira das empresas fazerem negócio, novos modelos de negócio estão surgindo e “matando” os tradicionais. Isso também impacta em nós, como profissionais. A inteligência artificial, robôs, softwares vem chegando com tudo e há previsões de que eles irão destruir a maioria das atividades profissionais tradicionais nos próximos 5-10 anos, segundo alguns estudos.
E você, como líder, está esperando o que para tomar decisões e agir?
Enquanto você fica discutindo e rediscutindo alguns assuntos em reuniões, tem outras lideranças e empresas decidindo e agindo. E, talvez, quando você decidir tomar decisões e agir, seja tarde!
Que tal começar a tomar decisões AGORA? O Framework a seguir pode te ajudar!
1. Discuta as alternativas em reunião, avalie as oportunidades e os riscos de cada uma delas;
2. Após analisar as alternativas possíveis, escolha uma direção. Aquela que esteja relacionado com: Onde vocês querem chegar com a empresa? Como vocês querem que a empresa de vocês seja reconhecida no mercado?
3. Construa um plano de ação em direção ao objetivo definido;
4. Defina os responsáveis e coloque o Plano em AÇÃO;
5. Monitore os resultados, os efeitos das ações que estão sendo tomadas. Se está sendo positivo, faça mais disso! Se não, pense em estratégias/medidas de correção da rota. Talvez seja necessário aperfeiçoar, mudar a forma de fazer, buscar outras parcerias, etc.
6. Monitore os resultados novamente...e assim sucessivamente.
Pelas reações do mercado, de seus clientes, dos colaboradores e demais stakeholders, você, líder, conseguirá saber o que funciona e o que não, o que dá resultado satisfatório e o que não dá. Isso traz aprendizados e te possibilita enxergar novas oportunidades.
Não sair do lugar pode ser mais perigoso do que escolher um caminho e corrigir a rota, se for encontrado algum obstáculo. Pense nisso!