Desafios para Cooperativas Parte IV - Capacitação de Equipes e Liderança

Matheus Cônsoli, Matheus Marino e Camila Guimarães, finalizam a sequencia de artigos onde foram tratados desafios que as cooperativas precisam superar para dar continuidade ao seu desenvolvimento.

Finalizando a sequencia de artigos onde tratamos dos desafios que as cooperativas precisam superar para dar continuidade ao seu desenvolvimento, temos abordado assuntos como novos mecanismos financeiros e crédito, concorrência, capacitação de equipes, melhorias no sistema cooperativista e espirito cooperativista, consolidação de cooperativas e profissionalização da gestão.

Os temas abordados anteriormente, principalmente os relacionados ao perfil, novas demandas produtores e a ampliação de portfolio e soluções traz um desafio de capacitar equipes e gestores para ofertar soluções completas e lidar com maior complexidade de tecnologias, produtos e serviços.

Nesse sentido aspectos de estratégias comerciais e suporte técnico, alinhado com planejamento e gestão de vendas, uso de técnicas de vendas, abordagem e negociação, alinhados com bons processos e sistemas de suporte passará a ser mandatório para o sucesso de ofertas de soluções com foco em resultados e rentabilidade.

Acreditamos que um dos temas centrais desse processo é implementar equipes multidisciplinares capazes de vender e orientar tecnicamente clientes com um amplo portfolio de produtos e serviços, naturalmente que seja suportada por especialistas de áreas técnicas, sendo que do ponto de vista dos clientes essa equipe integrada precisa:

  • Ter conhecimento para abordar e explorar o valor dos produtos e serviços, sabendo argumentar seus atributos, vantagens e benefícios aos clientes.
  • Ter capacidade técnica e conhecimento suficiente para fazer recomendações (se necessário com apoio direto ou indireto da equipe técnica) orientadas ao resultado e necessidades dos clientes;
  • Planejar e executar acompanhamento dos clientes, realizando visitas produtivas, coletando e levando informações, procedendo análises técnicas, identificando “problemas”  e oportunidades e resolvendo problemas com as soluções e serviços da empresa.

Assim, o desenvolvimento e capacitação das equipes comerciais e técnicas deve levar em consideração o posicionamento estratégico da empresa, com sistemas de suporte adequados (processos internos e tecnologia de informação) de forma a integrar as áreas de negócio da cooperativa e manter uma comunicação rápida e efetiva entre os membros da equipe. Assim, acreditamos ser possível superar o paradigma de especialização da equipe versus custo, reduzindo o problema do foco (ao se trabalhar com portfolio mais amplo), nível de serviços, confiança e satisfação dos clientes.

 

 

 

 

 

 

Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.org

Matheus Kfouri Marino ?? Especialista em gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor pela em Administração pela FEA/USP em 2005. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar em 2001. Engenheiro Agrônomo na FCAV ?? UNESP. Foi pesquisador e professor do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) de 1997 a 2008. Foi professor nos MBA??s da FIA e FUNDACE. Atualmente é professor da FGV-EESP e coordenador acadêmico dos MBA??s em agronegócios da FGV.
Email: mmarino@markestrat.org

Camila de Oliveira Guimarães - Especialista em marketing, estratégia de marca, pesquisa e inteligência de mercado, com experiência profissional em importantes players do mercado.
Background acadêmico em Comunicação, com mestrado internacional na Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris) em Cultural Studies.
Email: cguimaraes@markestrat.org