Desafios para Cooperativas Parte II - Concorrência e Consolidação de Cooperativas

Matheus Cônsoli, Matheus Marino e Camila Guimarães, dão sequencia ao tema dos desafios que as cooperativas precisam superar para dar continuidade ao seu desenvolvimento.

Dando sequencia ao tema dos desafios que as cooperativas precisam superar para dar continuidade ao seu desenvolvimento, temos abordado assuntos como novos mecanismos financeiros e crédito, concorrência, capacitação de equipes, melhorias no sistema cooperativista e espirito cooperativista, consolidação de cooperativas e profissionalização da gestão.

Nesse sentido, temos observado uma maior concentração de negócios na distribuição de insumos como um todo – com revendas e cooperativas – o que tem acirrado a competição na maioria de regiões/mercados. Estima-se que algo entre 100 e 120 empresas de distribuição já respondam por cerca de 60% do negócio de insumos que são distribuídos via canais de distribuição.

Assim, acreditamos que dois fenômenos vão de desenrolar em paralelo: o aumento da concorrência pelo produtor e consequentemente, a consolidação de players nesse mercado. Esperávamos que o setor de revendas tivesse avançado em processo de consolidação de forma mais acelerada. De fato isso não aconteceu ainda, mas o processo de fusões e aquisições, atração e investimentos e alianças continua, mas a um ritmo mais lento.

Por outro lado, as cooperativas têm avançado e tendem a continuar a incorporar outras empresas e manter um ritmo de consolidação. De fato, se não fosse a situação financeira potencialmente problemática de algumas cooperativas, esse processo estaria ainda mais acelerado e é possível observemos movimentos robustos de concentração das operações de cooperativas no centro sul nos próximos anos.

Assim, assistiremos o surgimento (crescimento) de grandes organizações cooperativas, o que pode por outro lado acelerar também a necessidade de consolidação de revendas e atuação de tradings no negócio de insumos.

Gerenciar esses processos, fazê-lo de forma organizada e com “pés no chão” é um dos grandes desafios que visualizamos para a expansão das cooperativas no Brasil.

Naturalmente, essas dinâmicas trazem consigo outros desafios, principalmente para os fornecedores de insumos e demais canais de acesso, principalmente revendas, no acesso a mercado e competitividade na distribuição de insumos. 

Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.org

Matheus Kfouri Marino ?? Especialista em gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor pela em Administração pela FEA/USP em 2005. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar em 2001. Engenheiro Agrônomo na FCAV ?? UNESP. Foi pesquisador e professor do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) de 1997 a 2008. Foi professor nos MBA??s da FIA e FUNDACE. Atualmente é professor da FGV-EESP e coordenador acadêmico dos MBA??s em agronegócios da FGV.
Email: mmarino@markestrat.org

Camila de Oliveira Guimarães - Especialista em marketing, estratégia de marca, pesquisa e inteligência de mercado, com experiência profissional em importantes players do mercado.
Background acadêmico em Comunicação, com mestrado internacional na Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris) em Cultural Studies.
Email: cguimaraes@markestrat.org