Desafios para Cooperativas Parte I - Crédito e novos Mecanismos Financeiros

Matheus Cônsoli, Matheus Marino e Camila Guimarães, falam sobre os desafios que as cooperativas precisam superar para dar continuidade ao seu desenvolvimento.

Abordaremos nessa sequencia de artigos alguns desafios que as cooperativas precisam superar para dar continuidade ao seu desenvolvimento, tais como novos mecanismos financeiros e crédito, concorrência, capacitação de equipes, melhorias no sistema cooperativista e espirito cooperativista, consolidação de cooperativas e profissionalização da gestão.

Considerando a realidade atual do setor agrícola, temos um cenário 2016 de restrição de crédito e maior custo desse crédito.  Com isso tem crescido a demanda desse importante “produto” pelos agricultores e agroindústrias. Nesse processo, dada a estrutura financeira e gestão das principais cooperativas atraírem a atenção dos fornecedores de insumos, devido ao risco menor observado quando comparado com outras opções de canais e vendas diretas, muitos desses fornecedores tem direcionado mais negócios para a cooperativa, o que demanda ainda mais capacidade dessas organizações em ofertar crédito a seus associados.

Naturalmente, é importante aumentar a penetração em clientes e vender mais produtos para o “mesmo” cliente. Entretanto, há limites para essa expansão, de modo a manter uma certa gestão do risco de crédito associado aos negócios agrícolas.

Dessa forma, para manter e expandir sua posição e negócios (e por consequência oferecer mais crédito) as cooperativas – assim como outros agentes na distribuição – precisarão melhorar os processos de concessão de crédito, pulverizar carteira e gerenciar o risco sistemático com seus clientes, o que demanda ferramentas, sistemas, processos e boas informações de clientes e mercados.

Ademais, novos serviços financeiros poderão ainda ser melhor explorados, como venda de insumos com seguro agrícola, operações estruturadas com mercados futuros, emissão de títulos do agronegócio (como CRA’s por exemplo) e desenvolvimento de novos tipos de barter para cultivos como arroz, citrus, cana, para citar alguns exemplos.

Por fim, espera-se que o crescimento do agro seja suportado pela oferta de crédito compatível, o que também demandará maior exploração de relacionamentos com bancos públicos e privados e o alinhamento com políticas públicas para financiamento do agronegócio como um todo.

Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.
Email: consoli@markestrat.org

Matheus Kfouri Marino ?? Especialista em gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor pela em Administração pela FEA/USP em 2005. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar em 2001. Engenheiro Agrônomo na FCAV ?? UNESP. Foi pesquisador e professor do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) de 1997 a 2008. Foi professor nos MBA??s da FIA e FUNDACE. Atualmente é professor da FGV-EESP e coordenador acadêmico dos MBA??s em agronegócios da FGV.
Email: mmarino@markestrat.org

Camila de Oliveira Guimarães - Especialista em marketing, estratégia de marca, pesquisa e inteligência de mercado, com experiência profissional em importantes players do mercado.
Background acadêmico em Comunicação, com mestrado internacional na Universidade Panthéon-Sorbonne (Paris) em Cultural Studies.
Email: cguimaraes@markestrat.org