O Desenvolvimento das Cooperativas Parte III - Capilaridade e Presença no Campo

Matheus Cônsoli fala da continuidade no artigo sobre desenvolvimento das cooperativas.

As alavancas que tem suportado o crescimento e aumento da relevância das cooperativas na distribuição de insumos é o foco dessa sequência de artigos. Aspectos como a expansão geográfica e cobertura de mercado, amplo portfólio de soluções, capilaridade da equipe de campo e presença, suporte técnico e novos negócios/diversificação e modelos de financiamento são alvo de nossa análise.

Como consequência da expansão geográfica e maior capilaridade, as cooperativas têm melhorando consideravelmente o acesso a mercado que possuem, a rede de associados e a área geográfica potencial para ofertar seus produtos e serviços.

Naturalmente, isso demanda a alocação de equipes técnicas e comerciais para desenvolver as atividades de campo, suporte, assistência técnica e logicamente – vendas. Essa “multidão” de profissionais naturalmente acessam milhares de produtores e atraem interesse dos fornecedores, além de potencialmente terem capacidade e oportunidade de prestarem bons serviços e apoio ao produtor (o que de fato nem sempre acontece, o que demanda dos fornecedores alocaram equipes próprias para apoiar e desenvolver seus produtos junto aos produtores das unidades das cooperativas).

Para se ter uma ideia dessa capilaridade, mapeamos por conveniência as unidades das 17 cooperativas que acreditamos serem muito relevantes na distribuição de insumos. Essas empresas, juntas, possuem quase 700 unidades (lojas, pontos de vendas, varejo agropecuário e unidades de grãos) e estimamos 2.000 profissionais técnicos/comercias no campo, considerando apenas empresas no centro sul do Brasil.

Não há dúvidas que essa capilaridade tem valor, mas ainda não é bem explorado ou pode ser melhorado. Para as cooperativas fica a “lição de casa” de organizar suas equipes e estruturas e de fato levar serviços e suporte de qualidade, melhorando ainda mais sua posição competitiva. Para fornecedores de insumos, abre uma oportunidade (para alguns, e necessidade para outros) de desenvolver esse tipo de canal para garantir acesso a mercado. Para revendas, levanta o questionamento da capacidade de se diferenciar e superar a “quantidade” e “tamanho” das cooperativas com serviços, proximidade com produtores, alinhamento estratégico e parcerias com fornecedores mais seletivos para aumentar foco e desenvolvimento de mercados, cultivos e oportunidades onde as cooperativas não estejam tão atuantes.

Acreditamos em uma dinâmica de mercado onde “há lugar para todos”, mas os espaços estão ficando “menores” e as estratégias comerciais e esforço concentrado de marketing, vendas, juntamente com estruturas de suporte, gestão e serviços serão fatores se diferenciação cada vez mais importantes para a competitividade dos distribuidores de insumos. Bom trabalho a todos.

Sobre Matheus Alberto Cônsoli
Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.