O Desenvolvimento das Cooperativas Parte II - Portfolio de Soluções

Matheus Cônsoli fala da continuidade no artigo sobre desenvolvimento das cooperativas.

No artigo anterior, discutimos o desenvolvimento das cooperativas tratando do tema da expansão geográfica que as cooperativas têm realizado. Outros fatores têm suportado o desenvolvimento e aumento da relevância das cooperativas na distribuição de insumos tais como amplo portfólio de soluções, capilaridade da equipe de campo e presença, modelos de financiamento, suporte técnico e novos negócios/diversificação.

<span style="&quot;line-height:" 1.6em;"="">Um fator que tem diferenciado a atuação das cooperativas é a oferta de um amplo portfólio de soluções aos produtores. Primeiramente, diferente da maioria das revendas atuantes na distribuição, a cooperativa em geral não tem “uma bandeira”, apesar de naturalmente possuir fornecedores preferenciais, dependendo da região ou cultivo.

Ademais da oferta de várias marcas de insumos, o que aumenta a sensação de imparcialidade dos produtores, as cooperativas têm ampliado o mix de produtos e serviços relacionados. Tem se tornado comum encontrarmos cooperativas bastante estruturadas em termos comerciais e operacionais, ofertando pacotes competitivos de insumos químicos, fertilizantes, sementes, produtos de nutrição vegetal e animal, saúde animal, máquinas e implementos, inclusive combustíveis em alguns casos.

Adicionalmente à oferta de produtos, as cooperativas têm sido exitosas em oferecer serviços de assistência técnica, varejo agropecuário, logística e armazenagem, recebimento e armazenamento de grãos, barter e outras operações, suportando ainda com financiamento e crédito rural.

Juntas, essas soluções são um grande atrativo para produtores rurais e aumenta a atratividade desse canal para clientes e fornecedores. Esses fatores e a nova dinâmica de soluções e serviços trazem naturalmente uma complexidade de gestão e alinhamento da equipe de vendas. Para os fornecedores de insumos é mais atrativo em termos de acesso a mercado e crédito, mas por outro lado acompanha uma possível perda de foco e esforço em seus produtos e marcas. Para revendas atuantes na mesa região, sem dúvidas são concorrentes relevantes. Por outro lado, as revendas tendem a ter mais foco e potencial de prestar atenção mais customizada e alinhada com seus clientes selecionados, o que demanda estratégias claras, foco, implementação e gestão de vendas altamente eficiente. Bom trabalho e sucesso a todos.

Sobre Matheus Alberto Cônsoli
Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.