O Desenvolvimento das Cooperativas como Importantes Distribuidores de Insumos

Matheus Cônsoli fala sobre as fases e alavancas do agronegócio nas últimas décadas.

O desenvolvimento do agronegócio passou nas últimas décadas por várias fases e teve diferentes alavancas de crescimento. Dentre elas, não podemos deixar de abordar a importâncias as que as cooperativas agrícolas tiveram e continuarão a desempenhar nesse processo, principalmente nas regiões centro sul do Brasil.

Mais recentemente, o cenário de mudanças estruturais no mercado, restrições de crédito, concorrência e volatilidade das commodities trouxe desafios e oportunidades. Na nossa visão, considerando as oportunidades de expansão e avanço na consolidação da sua posição estratégica na cadeia de valor do agronegócio e na distribuição de insumos, as cooperativas em geral, tiveram um desempenho superior aos demais canais de distribuição. Que fatores contribuíram para essa expansão e atuação das cooperativas na distribuição de insumos?

Abordaremos nesse artigo e na sequência que o seguirá algumas discussões a respeito de alguns desses fatores que julgamos serem importantes alavancas para o crescimento e consolidação das cooperativas agrícolas como fortes, importantes e indispensáveis agentes na distribuição de insumos no Brasil. Dentre esses fatores, destacamos:

  • A acelerada expansão geográfica e cobertura de mercado, que possibilita acessar mais mercados, cultivos e produtores, além de mitigar riscos e aumentar atratividade para fornecedores e associados.
  • O amplo portfólio de soluções, contemplando produtos e serviços, marcas e alternativas de insumos que a maioria das revendas não consegue oferecer.
  • A crescente capilaridade da equipe de campo e presença junto ao produtor, que facilita a penetração de mercado e posicionamento da cooperativa junto aos usuários finais, agregando além do portfólio, facilidades como logística, atendimento e conveniência.
  • Modelos de financiamento e acesso a crédito que tem tornado as cooperativas financeiramente mais atrativas para os associados e fornecedores.
  • Investimento em suporte técnico, retomando princípios básicos – mas muito esquecidos -  de recomendação e atendimento das necessidades do produtor, com menor viés para um determinado produto ou marca.
  • Expansão de novas áreas de negócios e diversificação de atividades e serviços, que reduz dependência e alavanca ainda mais a venda de insumos e outros segmentos de produtos.

Assim, destacamos que esses não são os únicos “elementos” que tem possibilitado o desenvolvimento das cooperativas no negócio de insumos, mas sem dúvidas são importantes fatores que tem suportado e alavancado diferenciais competitivos das cooperativas na distribuição de insumos.

Nos próximos artigos trataremos de cada um desses temas abordando alguns pontos de vista e considerações. Bom trabalho a todos.

 

Sobre Matheus Alberto Cônsoli
Matheus Albeto Cônsoli ?? Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP. Professor de MBA??s na FUNDACE, FIA, FAAP, PECEGE/ESALQ, entre outros.

Matheus Kfouri Marino ?? Especialista em gestão de revendas e cooperativas agroindustriais. Doutor pela em Administração pela FEA/USP em 2005. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar em 2001. Engenheiro Agrônomo na FCAV ?? UNESP. Foi pesquisador e professor do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) de 1997 a 2008. Foi professor nos MBA??s da FIA e FUNDACE. Atualmente é professor da FGV-EESP e coordenador acadêmico dos MBA??s em agronegócios da FGV.
Email: mmarino@markestrat.org
Email: consoli@markestrat.org