Perdas Pós Colheita: Entenda os Conceitos Econômicos que Sustentam a Tomada de Decisão do Produtor Rural - Parte 3

Na parte 1 deste artigo nos perguntamos - Por que o produtor ou o gerente da fazenda permitem que certo nível de perda aconteça durante e depois da colheita de grãos? Não seria interessante minimizar as perdas pós colheita e maximizar esta produção para aumentar o volume comercializado? Já na parte 2 entendemos a os conceitos econômicos que sustentam as decisões dos produtores rurais com relação as perdas pós colheita e o seu custo de oportunidade. Outro aspecto relevante que influenciam as perdas pós colheita no Brasil é o tipo de mão de obra utilizada nas operações de colheita. Diferentemente dos EUA e Argentina, a utilização de mão de obra contratada nas operações de colheita no Brasil é alta. Enquanto nos Estados Unidos, o próprio produtor opera sua colhedora no campo, no Brasil, grande parte das fazendas médias e grandes tem operadores de máquinas contratados. Isso gera um custo de agência. O custo de agência é usado para denominar um tipo especial de gasto que decorre de conflitos de agência existentes numa organização. Este gasto é devido ao conflito de interesse entre proprietários e colaboradores. Por exemplo, um acionista da Petrobrás (no caso, proprietário de uma parte da empresa) tem interesses diferentes do que o presidente executivo da empresa (no caso, um funcionário contratado). Mas esse é tema para outros artigos, voltamos às perdas pós colheita.


Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/publicacao.php on line 170

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/publicacao.php on line 170

Conteúdo restrito - faça seu acesso gratuito abaixo


Warning: include(inc_login.php): Failed to open stream: No such file or directory in /home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/publicacao.php on line 172

Warning: include(): Failed opening 'inc_login.php' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php80/usr/share/pear:/opt/alt/php80/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php:/home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/includes:/home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/libs') in /home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/publicacao.php on line 172

Warning: Undefined variable $_SESSION in /home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/publicacao.php on line 175

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u546079525/domains/agrodistribuidor.com.br/public_html/publicacao.php on line 175
Leonardo Silva Antolini - Especialista em comportamento de compra de produtores rurais, planejamento estratégico e canais de distribuição no Brasil e América Latina.
?? mestrando em Administração de Organizações pela FEARP/USP (2014-2016), graduado em Administração de Empresas pela FEARP/USP com intercâmbio acadêmico em Marketing na EPHEC Bruxelas.
E-mail: lantolini@markestrat.org

Roberto Fava Scare - Especialista em Estratégia de Marketing e Análise do Comportamento de Compra de Produtores Rurais. Professor de Marketing e Estratégia da FEA-RP/USP. Doutor e Mestre em Administração pela FEA/USP.
Formado em Marketing pela ESPM e em Direito pelo Largo São Francisco. Membro da American Marketing Association (AMA) e da International Food and Agribusiness Management Association (IFAMA).
E-mail: rfava@markestrat.org