A Datacoper, nossa parceira de negócios, mostra como é importânte fazer uma gestão de relacionamento para identificar o perfil de cada clientes.
Você sabia que, segundo uma pesquisa feita com o público norte-americano e apresentada no livro “Marketing 1 a 1”, de Peppers & Rogers, cerca de 80% dos consumidores trocam de fornecedor não por problemas com o produto/serviço, nem por ter sido tratado de forma rude por alguém da empresa? O que levou a grande maioria do público da pesquisa a trocar de fornecedor foi o tratamento INDIFERENTE.
Uma vez que o cliente encontra um fornecedor que garante a ele um tratamento personalizado, ouvindo os seus problemas e objetivos, o produto/serviço pode até ser mais caro, 80% dos clientes irão prezar pelo atendimento em que eles são compreendidos e que suas particularidades são levadas em conta no momento da venda.
Isso nos leva a uma conclusão: todas as empresas, sejam quais forem as áreas em que atuem, devem fazer uma gestão de relacionamento com seus clientes. Agora, vamos pensar especificamente no setor do agronegócio. Durante a safra, o produtor rural recebe técnicos agrícolas de todas as empresas que atuam na região em que ele está. O técnico da sua empresa e o das empresas concorrentes irão buscar vender “o peixe” para o produtor. O QUE O SEU TÉCNICO PODE OFERECER QUE O TÉCNICO CONCORRENTE NÃO PODE? Se a resposta para essa pergunta for apenas preço, você pode estar em maus lençóis, como mostrou a pesquisa citada anteriormente.
Conhecer a fundo os produtores rurais atuantes em sua região permitirá que você identifique qual é o perfil de compra de cada um, qual o potencial em vendas que cada produtor rural representa e as particularidades que podem ser levadas em consideração para que esse potencial seja explorado de maneira a atingir as metas.
Para isso, você pode contar com um CRM feito sob medida para as necessidades e oportunidades do agronegócio. Conheça o Clover CRM através do site www.clovercrm.com.br e entenda tudo o que o Clover oferece e que nenhum outro CRM “generalista” consegue.