Para sua revenda se manter competitiva e atualizada, o cenário deve ser de investimento e capacitação de pessoas. Uma boa organização interna resulta em empresas mais forte e estruturadas.
Observa-se, há algum tempo no mercado brasileiro, aumento nas movimentações de fusão, aquisição, compra e vendas de empresas, tanto no ramo agrícola como em outros setores. Essas mudanças ocorrem, pois o mercado precisa ganhar competitividade e geralmente as empresas que passam por esse processo estão preparadas e organizadas para isso.
Nesse sentido, observa-se a importância das revendas agrícolas se organizarem internamente. Tanto em relação aos processos e procedimentos de trabalhos rotineiros, quanto em relação à preparação da equipe para uma eventual operação conforme os exemplos citados acima. Além do mais, deve-se considerar que o resultado de um processo de consolidação são empresas mais fortes e estruturadas, acirrando ainda mais a competição de mercado. Sendo assim, esse cenário exige investimento na capacitação da equipe para que a revenda se mantenha atualizada e competitiva.
Estudos apontam que a aprendizagem do indivíduo no ambiente de trabalho ocorre por duas maneiras, a informal e a formal. A primeira é baseada nas experiências do trabalho diário, nas relações pessoais e nos feedbacks. Geralmente ocorre fora das salas de aula e sem planejamento. A segunda está relacionada com treinamento e capacitação da equipe de forma planejada e estruturada. Destaca-se que as ações de capacitação formal são cada vez mais importantes num contexto de mudanças econômicas, políticas e sociais.
Nesse contexto de mudanças, as revendas devem repensar a forma como contratam e aplicam os treinamentos, os quais não devem ser eventos únicos e separados, mas sim, integrados e relacionados com a estratégia da empresa. Além do mais, devem ser expandidos às diversas áreas e níveis hierárquicos, de acordo com a necessidade. É comum observarmos a contratação de treinamentos apenas para a equipe de vendas! Quando na verdade, é importante capacitar também a equipe interna, como por exemplo, no uso correto do software, planejamento, gestão financeira e do negócio, gestão operacional, entre outros. Isso se deve ao fato de que a gestão eficiente da empresa depende da análise de indicadores de desempenho confiáveis.
Mas, para que a revenda não invista dinheiro além do necessário, é preciso que ela avalie a necessidade do treinamento, planeje o programa de capacitação e faça uma avaliação ao final para medir a eficácia do treinamento.
A etapa de reconhecimento das necessidades é primordial para as organizações. Muito dinheiro é gasto em treinamento sem realmente ser necessário, apenas para cumprir com um cronograma pré-estabelecido. Quando isso ocorre, as chances de retenção do conhecimento por parte da equipe tendem a ser menores.
Os treinamentos realizados de acordo com a estratégia da empresa e baseados nas necessidades da equipe, independente do nível hierárquico e da área, acabam de certa forma, transformando a cultura organizacional que como consequência influenciará nos próximos programas de capacitação. Cabe ressaltar que as ações de treinamento e desenvolvimento de equipe devem ser programadas para atender as necessidades específicas de cada participante. Ela pode ser detectada por simples observação no trabalho, por roteiros de avaliação e também pelo resultado da avaliação de desempenho. Quanto mais precisa for a ferramenta utilizada para detectar os pontos de melhoria, maior será a probabilidade de eficácia do treinamento.
Assim, para garantir o retorno do investimento feito em formação, as organizações precisam começar a tratar os investimentos em treinamento como tratam outros investimentos financeiros. É necessário entender as necessidades da organização, dos empregados e assegurar que as concepções da formação, do conteúdo e da entrega proporcionarão captação máxima.