Estratégias dos Distribuidores Frente ao Avanço das Vendas Diretas

Participação Markestrat no REMF ? Fórum Executivo de Gestão de Distribuidores de Insumos, realizado no Centro de Eventos da Universidade de Purdue, em Indianápolis, Indiana, EUA) No artigo anterior falamos a questão da segmentação e CRM discutidos no evento realizado nos EUA nos dias 31/05 e 01/06/2012 no REMF ? Fórum Executivo de Gestão de Distribuidores de Insumos. Neste artigo trataremos das estratégias que os distribuidores de insumos podem adotar frente a concentração de produtores e o avanço das vendas diretas de fabricantes e atacadistas (no caso americano). Talvez esse tenha sido um dos pontos mais polêmicos dos debates, inclusive com a participação de grandes produtores, que deram suas opiniões do porque compram ou não por meio de vendas diretas e quais os motivos. Um fator que diferencia fortemente o setor nos EUA e no Brasil é o fato de que os americanos possuem um sistema de distribuição de insumos quase sempre em três níveis: fabricantes, grandes atacadistas (eles chamam de distributors ou wholesalers ? nosso ?redistribuidor?), e Revendas (dealers ou retail, que nós convencionamos de distribuidor de insumos). Nesse modelo, até tempos recentes, não havia grande envolvimento de fabricantes e grandes atacadistas como produtores, mas a concentração das fazendas e o advento de grandes grupos empresarias de produção de grãos (e isso é semelhante no Brasil) está mudando a dinâmica da competição entre níveis do canal. Nos EUA, fabricantes e atacadistas estão indo direto ao produtor, assim como já acontece com a venda direta das indústrias de insumos no Brasil. Outro fator que diferencia nossos modelos de negócio é que no Brasil, os distribuidores são em sua maioria ?semi-exclusivos?, ou possuem bandeira ou relacionamento mais próximo e com fidelidade a um determinado fabricante/marca. Nos EUA, a grande maioria dos distribuidores são multi-marcas, adquirindo principalmente do atacado, mas também do fabricante. Interessantemente, eles tem discutido a necessidade de serem mais ?fiéis? e melhorar a parceria com um ou mais fornecedores de sua preferência! Assim, o ponto central é que os distribuidores precisarão alterar seu modelo de negócio e se adaptar para atender grandes clientes e lidar com a complexidade de servir grandes grupos empresariais, desenvolvendo estratégias para ?competir? com a venda direta.


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Matheus Alberto Consoli - Especialista em Estratégias de Negócios, Gestão de Cadeias de Suprimentos, Distribuição e Marketing, Vendas e Avaliação de Investimentos. Doutor pela EESC/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP.
Email: consoli@markestrat.org

Lucas Sciencia do Prado - Especialista em planejamento estratégico e gestão de canais de distribuição agropecuários, Negociação Empresarial e Desenvolvimento de equipes comerciais. Doutorando e Mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Administrador de Empresas pela FEA-RP/USP.
Email:lprado@markestrat.org