A maioria das revendas já compreendeu a necessidade do planejamento estratégico, que deve ser encarado como uma ferramenta de gestão. Este artigo traz algumas questões importantes, para chegar aos primeiros indicadores estratégicos. Não deixe de ver o vídeo comentando deste artigo.
A Markestrat realizou diversos trabalhos com revendas, na busca de melhorias gerenciais, resultados e maior competitividade. Foram levantados os principais aspectos para o avanço na gestão priorizados pelos proprietários e gestores. Quase 70 revendas de todo país participaram do levantamento. As principais preocupações e necessidades de melhorias e implementação de processos gerenciais envolvem:
(1) Planejamento Estratégico
(2) Qualificação da Equipe
(3) Gestão de Vendas e Relacionamento com Clientes
(4) Soluções e Serviços a Clientes
(5) Gestão Financeira e Crédito
(6) Ações de Marketing e Comunicação.
A maioria das revendas já compreendeu a necessidade do planejamento estratégico, que deve ser encarado como uma ferramenta de gestão. Porém, há uma dificuldade na elaboração dos planos e, na sequência da implementação daquilo que foi definido no planejamento. Isto, em parte, está relacionada a uma dificuldade de interpretação do que é buscado em cada um dos exercícios.
É importante destacar que a ferramenta de planejamento não é somente uma oportunidade de identificar projetos de melhoria, como também permite a partir de uma leitura do ambiente externo e interno a definição dos objetivos organizacionais, definir o direcionamento estratégico da empresa. Para alcançar os objetivos, os projetos são implementados e geridos em ciclos de gestão.
Essa dinâmica é que permite a empresa subir de patamar e se estruturar naquilo que ela julga ser fundamental para seu sucesso. De modo geral, utiliza-se uma metodologia para construir o plano estratégico e implementá-lo por meio de um modelo de gestão estratégica. Respondendo algumas questões importantes, chegamos aos primeiros indicadores estratégicos, como podemos ver a seguir. Ver tabela no arquivo em pdf.
O fechamento de um ciclo de implementação de projetos estratégicos eleva o moral de todos os colaboradores, porque todos sentem que a empresa está construindo um futuro por meio de uma escolha estratégica e não simplesmente ao sabor dos ventos do mercado. Além dos resultados práticos, colaboradores que participam desse processo passam por um verdadeiro treinamento em gestão, já que têm que se desenvolver e aprender para alcançar melhores resultados. Portanto, coloque sua equipe para ajudar-lhe a responder as questões citadas acima.
Certamente todos tornaram-se mais focados e preocupados com as questões mais centrais ao seu negócio! Bom trabalho e sucesso a todos! Informativo publicado pela Andav número 20 de 18/03/2010.
* Os autores são consultores da Markestrat e atuam em projetos em agronegócios e distribuição de insumos agropecuários. Para maiores informações, acesse www.markestrat.org
(1) Planejamento Estratégico
(2) Qualificação da Equipe
(3) Gestão de Vendas e Relacionamento com Clientes
(4) Soluções e Serviços a Clientes
(5) Gestão Financeira e Crédito
(6) Ações de Marketing e Comunicação.
A maioria das revendas já compreendeu a necessidade do planejamento estratégico, que deve ser encarado como uma ferramenta de gestão. Porém, há uma dificuldade na elaboração dos planos e, na sequência da implementação daquilo que foi definido no planejamento. Isto, em parte, está relacionada a uma dificuldade de interpretação do que é buscado em cada um dos exercícios.
É importante destacar que a ferramenta de planejamento não é somente uma oportunidade de identificar projetos de melhoria, como também permite a partir de uma leitura do ambiente externo e interno a definição dos objetivos organizacionais, definir o direcionamento estratégico da empresa. Para alcançar os objetivos, os projetos são implementados e geridos em ciclos de gestão.
Essa dinâmica é que permite a empresa subir de patamar e se estruturar naquilo que ela julga ser fundamental para seu sucesso. De modo geral, utiliza-se uma metodologia para construir o plano estratégico e implementá-lo por meio de um modelo de gestão estratégica. Respondendo algumas questões importantes, chegamos aos primeiros indicadores estratégicos, como podemos ver a seguir. Ver tabela no arquivo em pdf.
O fechamento de um ciclo de implementação de projetos estratégicos eleva o moral de todos os colaboradores, porque todos sentem que a empresa está construindo um futuro por meio de uma escolha estratégica e não simplesmente ao sabor dos ventos do mercado. Além dos resultados práticos, colaboradores que participam desse processo passam por um verdadeiro treinamento em gestão, já que têm que se desenvolver e aprender para alcançar melhores resultados. Portanto, coloque sua equipe para ajudar-lhe a responder as questões citadas acima.
Certamente todos tornaram-se mais focados e preocupados com as questões mais centrais ao seu negócio! Bom trabalho e sucesso a todos! Informativo publicado pela Andav número 20 de 18/03/2010.
* Os autores são consultores da Markestrat e atuam em projetos em agronegócios e distribuição de insumos agropecuários. Para maiores informações, acesse www.markestrat.org